Vi esta foto na net, acho que em alguma matéria de jornal, sei que foi uma ONG a responsável por esta linda criação, mas realmente não lembro onde, até procurei (um pouquinho antes de postar..rsrs) mas não achei, mas fica a idéia, você que tem espaço e gosta de reciclar....
Já pensou em morangos plantados aí????
Olha que jardim mais lindo!!!!! mais colorido!!!! e romântico....... isso tem a cara da minha casa lá em Campos...vou começar a pedir pneus por aí..rsrsrs
Mais um conjunto básico de gorro e cachecol com um fio tipo buclê, no gorro tem uma trança central cuja fotografia que diga-se de passagem muito ruim, não mostra!.
Estava procurando um ponto bem bonitinho para fazer uma gola, pois só tinha 1 novelo de lã Premium nesta cor que parece até um jeans lavado. Usei agulha circular para que nenhuma costura (detesto essa parte do trico... qdo tenho que costurar!!!!) me tirasse a vontade de tricotar. Aqui está o resultado após blocado.
Não sei se esse ponto tem nome, mas parecem arcos sobrepostos, aqui esta a receita do ponto:
Em todos os sites e comunidades voltadas ao tricô fala-se no tal Moebius, curtos, longos, coloridos, de linha de lã, enfim..... muitas opções, mas eu na realidade não sabia o porque desse nome, o que significava, então vamos ao Google....Fiquei realmente surpresa e acredito que muitas já saibam o que é Moebius e tricotaram esta peça mais pela técnica do que simplesmente uma peça a mais de tricô, mas assim como eu outras não sabem e acham que este xale, gola, tem esse nome homenageando uma lã ou designer de tricô. Vamos esclarecer:
Moebius é uma tira, criada pelo matemático August Ferdinad Mobius e Johann Benedict Listing, esta tira é uma superfície com apena um lado, é contínua, lembra do símbolo do infinito? Dependendo da direção da torcão (sentido horário ou anti horário), ela é imparcial, o que quer dizer isso? Que pode ser destra ou canhota.
No youtube você tem vários vídeos com montagem de pontos Moebius, veja qual é o melhor na sua opinião.
.
Dream In Color Smooshy Sock Yarn [100% Merino Wool; 450yd/411m per 4oz skein]; color: #VS330 Dusky Aurora; 3 skeins (aproximadamente 412 metros deste fio).
Agulhas:
4mm e 4mm de pontas duplas; agulhas p/trança; agulha p/costurar.
19 marcadores: 6 de um tipo e 13 de outro tipo (ou cor).
Tensão do ponto:
34 pontos x 31 carreiras = 10 cm barra 1/1
Dica:
A tensão não importa neste projeto, o importante é tecer de forma que tenha um bom caimento, para isso, nas bordas utilize agulhas mais grossas que o recomendado. Ex.: A lã utilizada requer uma agulha 5mm, então use para as bordas agulha tam 6mm.
A lista de abreviaturas desta receita podem ser encontradasAQUI.
Para unir um novo novelo , eu ato a ponta deste aos dois pontos da borda lateral e, posteriormente, passo o fio em zigue zague na extremidade para cima ou para baixo desta borda. Desta forma esconde-se o fio muito bem.
E se você estiver trabalhando com lãs ou linhas cujo fio tenha, um degradé, e está preocupada com a variações de cor entre meadas/novelos, junte o novelo novo antes mesmo que o anterior termine e faça carreiras alternadas entre um e outro por alguns centímetros.
Tutorial de como se faz a Montagem de Pontos Provisória você pode ver AQUIou neste vídeo:
Tutorial de como se faz 'grafting' (unir perfeitamente as malhas do trico) você pode ver AQUI
M1: - adicionar um ponto sem criar laçada. Passar a agulha direita no fio de ligação entre o ponto actual e o seguinte da agulha esquerda, puxar o fio para a agulha esquerda torcendo-o com a ajuda da agulha para que fique um ponto fechado (não laçada) e tricotar normalmente.
C8BR: Passar 4 pontos para a ag. de trança, segure atrás do trabalho, 1Meia torcido, 1T, 1M, 1 Trico torcido, então trabalhe (1 Meia torcido, 1T, 1M, 1 T torcido).
Execução:
COLOQUE 137 P. NA AG. UTILIZANDO A MONTAGEM PROVISÓRIA.
DICA: NA CARR DE MONTAGEM, USE OS MARCADORES QUE VC TEM 6 IGUAIS. NOS DEMAIS MARCADORES DO GRÁFICO USE OS 13 IGUAIS.
CARR DE MONTAGEM (LADO DIREITO):
Trab. 8 pontos do gráfico A, coloque marcador,
Trab. 20 pontos do gráfico B, marcador;
Trab 8 p. do gráfico A, marcador;
Trab. 65 p do gráfico C, repita este padrão 6X, marcador;
Trab 8 p do grafico A, marcador;
Trab 20 p do gráfico B, marcador
Trab. 8 p do gráfico A.
Trabalhe seguindo o gráfico, observe o seguinte:
Para o gráfico A, trab as carr 1-7, então repita as carr 2-7, como se pede.
Para o gráfico B e C, trab as carr 1-31, então repita as carr 8-31, como se pede.
*Continue o modelo até o trab medir 167.6cm, terminando na carr 31 do gráfico B e C (carr 7 do gráfico A).
Trabalhe mais 5 carr do modelo: carr 8-12 do gráfico A, carr 32-36 do gráfico B e C.
Para arrematar os pontos deste xale, a lateral trançada das bordas é continua até o fim da peça, e os pontos do xale são trabalhados juntos com os pontos da borda trançada. Se você já trabalhou bordas de tricô rendadas em um xale, unindo-as aos pontos do ‘corpo do xale’ do inicio ao fim de cada carreira, você está acostumado a este tipo de trabalho.
Eu recomendo o uso de ag de 2 pontas para este trabalho.
Na primeira carr, você trabalhara carr encurtadas para ir angulando a borda das laterais do xale. Depois desta primeira carr., trab estes 8 p. seguindo o gráfico A, começando com a carr 6. Trab.só as carr 2-7 do gráfico A (repetir o padrão ).
Carr 2-9: trab os 8 p das laterais como mostra o padrão, começando com a carr 6 do gráfico A. Qdo a carr 9 estiver completa, vc terá finalizado a C8BR (trança).
Carr 10 (unindo carr) (LA): deslize o ponto seguinte da peça p/a ag.de ponta dupla que estão segurando os pontos da trança da borda, [2MJ torcido] primeiro ponto da lateral junto com o ponto do ‘corpo do xale’, trabo padrão até o fim.
Carr 11 (unindo carr) (LD): trab no padrão até o último ponto da lateral do xale, deslize o ponto seguinte do ‘corpo doxale’ para a ag.ponta dupla, [2T torcido] último ponto
Carr 12-13: Como a carr 10-11. você acabou de unir a trança da borda a primeira coluna de pontos da trança do gráfico B.
Carr 14-21: Trab como no padrão. Quando a carr 21 estiver complete, você terá completado a C8BR.
Carr 22 (LA): trab. Como a carr 10
Carr 23 (LD): trab como a carr 11.
Carr 24 (LA): deslize os prox 2 p. do xale para o inicio da ag.de ponta dupla que segura os pontos da trança da borda, [3MJ torcido] primeiro ponto da borda com os 2 pontos doxale, trab. No padrão até o fim.
Carr 25 (LD): trab no padrão até o úlimo ponto da borda, deslize os prox 2 pontos do xale para o fim da ag. de ponta dupla, [3TJ torcido] ultimo ponto da borda junto comos2 pontos do xale.
Carr 26 (LA): trab como a carr 10.
Carr 27 (LD): deslize os prox.4 pontos p/ag de trance e segure atras do trab., 1M torcido, 1T, 1M, 1T torcido, então trabalhe [ 1M torcido,, 1T, 1M] sobre os primeiros 3 pontos da ag.de trança, delize o próx.ponto do xale para o fim da ag. de ponta dupla, [2TJ torcido] ultimo ponto da borda junto com o ponto do xale.
Carr 28-33: Trab no padrão. Quando a carr 33 estiver completa, você acaba de completar a C8BR.
Continue as bordas como nas carr 10-33, como segue:
Qdo o próx grupo de pts à ser unido é uma coluna de 4 pts, trab como nas carr 10-21. Qdo o próx grupo de pts à ser unido é uma coluna de 8 pts, trab como nas carr 22-33.
Quando todos os pontos estiverem unidos, você terá trab. As carr 10-21.
Remova o fio da carr de montagem e coloque os pontos resultates na ag. Coloque os primeiros 7 pts (todos os pts da trança da borda do mesmo lado) na agulha de duas pontas com o lado do avesso (LA) virado pra vc, e junte os fios. Montagem carr (LA): 1M torcido, 1T, 1M, 1T torcido, 1M torcido, 1T, tricot no mesmo ponto atrás e na frente 8 pts. Trabalhe como na borda superior.
ACABAMENTO: bloque molhado ou à vapor.
NOTA DA DESIGNER:
Por favor, há uma omissão no modelo, que ainda não foi corrigido:
Ao pegar os pontos para fazer a borda inferior , você precisa montar um ponto extra, ficando então com 8 pontos.
Isto ocorre porque ao pegar a borda inferior da montagem provisória, você tem um ponto a menosdo que a borda superior do tricô.