Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Intársia X Fair Isle X Jacquard

Conforme a gente vai tricotando e aprimorando nosso trabalho,vamos sentindo vontade de desafios maiores, tentar trabalhos diferentes, tentamos uns pontinhos mais elaborados, depois um lace, queremos fazer peças mais complexas e por aí vai... o negócio é não parar nunca, aprender não ocupa espaço ...agora estou na fase de usar fios diversos, vários, coloridos e estou fazendo uma tentativas... (que ainda não vou mostar!!!!) nas minhas buscas pela net vi as técnicas da Intársia, Fair Isle e Jacquard, mas qual a diferença entre elas? Bem.... é bem fácil....

INTÁRSIA

 

Técnica  utilizada em desenho com grande área.O fio não é carregado no avesso do trabalho de um lado até outro em todas as carreiras. Na foto acima a almofada tem 3 cores (branco, marinho e vinho), para formar este desenho emendamos o fio no avesso do trabalho no encontro da mudança de cores, desta forma, entendemos que teremos 3 novelos atados no avesso do trabalho. Cada vez que alcançamos a mudança da cor, torcemos os fios do encontro para que estes firmem e continuamos nosso tricô.



FAIR ISLE




Esta técnica caracteriza-se por  desenhos com pequenas repetições, normalmente usa-se duas cores para esta técnica, mas vemos muitos trabalhos bastante coloridos, quebrando a assim a regra do tradicional fair isle.
Nesta técnica carregamos os fios no avesso do trabalho ao tricotar.


A diferença do Fair Isle e o Jacquard é o padrão do desenho, o Fair Isle é mais floral (talvez por remeter a própria ilha de Fair Isle).
Mas eu me atrevo a dizer que Fair Isle e Jacquard são a mesma coisa.

Caso alguém encontre um equívoco ou queira acrescentar alguma coisa, por favor fiquem à vontade!

Um comentário: